Clipping | Livro infantil ajuda afro-brasileiros a recuperar sua ancestralidade
Eu amo um bom livro infantil! E este é informativo e comemorativo. Escrito pela autora brasileiro Waldete Tristão, “Conhecendo os Orixás, de Exu a Oxalá” é um livro glorioso destinado a educar os jovens sobre a beleza e a vibração da cultura e do patrimônio da espiritualidade africana.
Na série de 18 livros, o primeiro volume explora a cultura afro-brasileira através de cada um dos Orixás, divindades do candomblé, para contextualizar e educar a herança africana. Juntando-se a Caco Bressane, a dupla traz à vida as peculiaridades das divindades mais adoradas.
Esta linda série de livros, “O Livro dos Orixás Para Crianças”, circula na hora certa. No Brasil, houve violentos ataques racistas contra as religiões derivadas da África, como o Candomblé e a Umbanda, devido à ignorância e à omissão. As pessoas chegaram até a destruir fisicamente os templos religiosos, agredir aqueles que praticam essas religiões e muito mais. Essa tentativa de reformular a glória dos Orixás é absolutamente poderosa.
Por Erin White; texto original em https://afropunk.com/2019/02/childrens-book-helps-afro-brazilians-reclaim-heritage